A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem que permite a visualização detalhada de órgãos, tecidos moles e estruturas ósseas internas do corpo humano sem o uso de radiação ionizante.
A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem que permite a visualização detalhada de órgãos, tecidos moles e estruturas ósseas internas do corpo humano sem o uso de radiação ionizante.
A ressonância magnética oferece informações precisas e detalhadas especialmente no estudo dos tecidos moles, oferecendo imagens de alta resolução que a depender do caso, superam as capacidades de outras modalidades de imagem, como o raio-X e a tomografia computadorizada.
No campo neurológico, a RM é usada para detectar e auxiliar no tratamento de várias condições, como lesões no cérebro, doenças degenerativas e problemas vasculares.
Já no campo musculoesquelético, a RM é importante para identificar com precisão lesões nos ligamentos, problemas nas articulações e outras questões relacionadas a músculos e ossos.
Além disso, a ressonância magnética é muito utilizada na avaliação de órgãos internos, como o fígado, os rins e o coração, permitindo a detecção precoce de doenças e a monitorização de sua evolução.
Existem vários tipos de ressonância magnética.
Ressonância Magnética (RM) de Crânio: esta RM é realizada para o diagnóstico de doenças neurológicas, como AVC, tumores cerebrais, esclerose múltipla e doenças degenerativas;
Ressonância Magnética Musculoesquelética: Focada nos músculos, ossos, articulações e tecidos moles, é muito usada para avaliar lesões esportivas, doenças inflamatórias como artrite e tumores.
Ressonância Magnética de Corpo Inteiro: Embora menos comum devido ao seu alto custo e complexidade, é utilizada para realizar uma varredura completa do corpo, útil na detecção de metástases ou na avaliação de doenças sistêmicas;
Ressonância magnética do abdome: Utilizada para o diagnóstico de tumores, cistos, má formações vasculares e outras doenças na região abdominal.
Consulte seu médico e conte conosco caso precisa realizar seu exame.
Veja o que é o exame de tireoglobulina, quando ele é indicado, como é realizado e por que é fundamental no acompanhamento do câncer de tireoide.
O exame de vitamina E avalia os níveis de alfa-tocoferol no sangue, geralmente em casos de suspeita de deficiência. Veja como interpretar os resultados.
A eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que identifica os diferentes tipos de proteínas no soro sanguíneo. Saiba quando o exame é indicado.
O exame ácido ascórbico, também chamado de dosagem de vitamina C, avalia os níveis desse nutriente, ajudando a identificar sua deficiência ou excesso.