Veja o que é o exame de tireoglobulina, quando ele é indicado, como é realizado e por que é fundamental no acompanhamento do câncer de tireoide.
O exame tireoglobulina é um exame laboratorial que mede os níveis de tireoglobulina presente no sangue. Esse exame é utilizado para avaliar o funcionamento da tireoide e acompanhar a resposta do câncer de tireoide após o tratamento.
Níveis elevados após a remoção da glândula tireoide podem indicar que parte do tecido tireoidiano ainda permaneça no organismo ou recidiva tumoral.
Você quer entender de forma simples o que é e para que serve o exame de tireoglobulina? Continue a leitura para descobrir como ele é realizado e como interpretar os resultados.
A tireoglobulina é uma glicoproteína responsável pela produção e pelo armazenamento dos hormônios tireoidianos tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). Esses hormônios regulam diferentes funções do organismo, especialmente a velocidade do metabolismo.
A tireoglobulina (TG) é uma das proteínas mais importantes produzidas pela glândula tireoide. Já o anti-tireoglobulina (anti-TG) é um anticorpo produzido pelo sistema imunológico que reage contra essa proteína.
O exame de tireoglobulina tem um papel importante no acompanhamento, na avaliação da resposta ao tratamento e no seguimento de casos de câncer de tireoide, como os tipos folicular e papilífero.
No entanto, o exame também pode auxiliar no diagnóstico de outras doenças da tireoide, já que a tireoglobulina é produzida tanto por células normais quanto por células cancerígenas da tireoide.
O exame de tireoglobulina é simples, feito com base em uma coleta de sangue venoso, normalmente do braço. Em seguida, a amostra é encaminhada para análise em laboratório por meio de método de alta sensibilidade.
Geralmente não é necessário jejum para este exame. É importante consultar as orientações específicas do laboratório onde será realizada a coleta.
Caso o exame seja realizado no Laboratório Weinmann, você pode consultar o resultado com praticidade e segurança pelo aplicativo ou site. O resultado costuma ficar pronto em 3 dias úteis.
Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório e, sobretudo, com o método de análise utilizado. Em pessoas com função tireoidiana normal, os níveis de tireoglobulina de modo geral costumam variar entre 1,1 a 130 ng/mL.
Ao receber o resultado do exame de tireoglobulina, é importante consultar seu médico. Se houver alterações nos resultados, ele indicará os próximos passos para o acompanhamento e avaliará a necessidade de tratamento.
Tenha em mente que os valores de referência variam de acordo com o laboratório e o método utilizado. Como as faixas de referência podem variar entre laboratórios, não é aconselhável comparar resultados de diferentes locais.
Converse com o seu médico e, se indicado, o seu exame tireoglobulina pode ser realizado no Weinmann, laboratório referência no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos.
Faça seu exame na unidade mais próxima, sem necessidade de agendamento, ou no conforto da sua casa, aproveitando o serviço de coleta domiciliar.
Para obter informações sobre exames, cobertura de convênio e condições especiais para exames particulares, entre em contato pelo telefone 4004-3080 ou selecione a opção de atendimento via WhatsApp.
Escolha um laboratório em que você pode confiar. Acesse nosso canal de confiança e saiba mais sobre o nosso compromisso com a sua saúde.
O exame de vitamina E avalia os níveis de alfa-tocoferol no sangue, geralmente em casos de suspeita de deficiência. Veja como interpretar os resultados.
A eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que identifica os diferentes tipos de proteínas no soro sanguíneo. Saiba quando o exame é indicado.
O exame ácido ascórbico, também chamado de dosagem de vitamina C, avalia os níveis desse nutriente, ajudando a identificar sua deficiência ou excesso.