Menu

Exame de vitamina E: o que é, para que serve, como é feito e preparo!

O exame de vitamina E avalia os níveis de alfa-tocoferol no sangue, geralmente em casos de suspeita de deficiência. Veja como interpretar os resultados.

O exame de vitamina E mede a quantidade de alfa-tocoferol no soro sanguíneo. Esse exame costuma ser realizado apenas nos casos em que há suspeita de deficiência desse nutriente no corpo.


A vitamina E desempenha um papel essencial na proteção das membranas celulares e no funcionamento saudável dos sistemas vascular e nervoso. Sua deficiência pode comprometer os reflexos e a coordenação motora.


Continue a leitura para saber mais sobre esse exame, como é realizado e como interpretar os resultados.


Se tiver dúvidas sobre o assunto, marque uma consulta com seu médico.

Para que serve o exame de vitamina E?

A dosagem de alfa-tocoferol é feita para avaliar os níveis da forma mais ativa e importante da vitamina E no sangue. Geralmente, o exame é indicado em casos de:

Suspeita de deficiência de vitamina E;

Acompanhamento de pacientes com condições crônicas que prejudicam a absorção de gorduras, como doenças intestinais, pancreatite ou desnutrição;

Avaliação do estado nutricional em indivíduos com doenças hepáticas.

Como é feito o exame de vitamina E?

O exame de vitamina E é feito a partir da análise de uma amostra de sangue. Esse procedimento não costuma exigir um preparo específico do paciente.


Caso o exame seja realizado no Laboratório Weinmann, você pode consultar o resultado com praticidade e segurança pelo aplicativo ou site. O resultado do exame estará disponível em até 7 dias úteis.

Exame de vitamina E precisa de jejum?

O preparo para adultos requer jejum de 12 horas. Além disso, também é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos 24 horas antes do exame.


O mais importante é seguir as orientações específicas do laboratório ou do médico que solicitou a dosagem de vitamina E.

O que significa o resultado do exame de vitamina E?

Os níveis de alfa-tocoferol são classificados como excesso quando superiores a 40 mg/L e como deficiência quando inferiores a 3,0 mg/L.

A alteração dos níveis de vitamina E pode causar sintomas, como fadiga, fraqueza muscular, falhas na memória, dormência entre outros.


A interpretação do exame deve ser feita pelo seu médico, considerando sintomas, exame físico e outros testes complementares. Somente essa avaliação completa garante um diagnóstico preciso e orientações adequadas.

Onde fazer o exame de vitamina E?

Converse com o seu médico e, se indicado, o seu exame de vitamina E pode ser realizado no Weinmann, laboratório referência no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos.

Faça seu exame na unidade mais próxima, sem necessidade de agendamento, ou no conforto da sua casa, aproveitando o serviço de coleta domiciliar.

Convênios e preços

Para obter informações sobre exames, cobertura de convênio e condições especiais para exames particulares, entre em contato pelo telefone 4004-3080 ou selecione a opção de atendimento via WhatsApp.


Escolha um laboratório em que você pode confiar. Acesse nosso canal de confiança e saiba mais sobre o nosso compromisso com a sua saúde.