A eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que identifica os diferentes tipos de proteínas no soro sanguíneo. Saiba quando o exame é indicado.
O exame de eletroforese de proteínas é um teste laboratorial que permite separar e analisar as diferentes proteínas presentes no soro sanguíneo, de acordo com seus padrões de migração em um campo elétrico.
Essas informações são fundamentais para o rastreio, diagnóstico e acompanhamento de pacientes, já que níveis elevados podem sinalizar a presença de câncer, doenças autoimunes ou infecções.
Continue lendo para saber quando o exame é indicado, como é realizado, os valores de referência e como interpretar os resultados.
O exame de eletroforese de proteínas serve para identificar proteínas anormais ou alterações em seus níveis.
Ele é útil para auxiliar no diagnóstico de condições inflamatórias, infecciosas ou neoplásicas, principalmente em neoplasias hematológicas, como o mieloma múltiplo.
+ Leia também: Proteínas totais e frações: para que serve exame e mais
O médico solicita a eletroforese de proteínas diante de sinais e sintomas indicativos de:
Condições inflamatórias;
Desidratação;
Doenças autoimunes;
Doenças hepáticas;
Mieloma múltiplo.
O exame de eletroforese de proteínas séricas é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue, que é centrifugada em laboratório para separar as proteínas, formando faixas que indicam a concentração de cada tipo.
O exame consiste em aplicar a amostra do soro em um meio específico, aplicando sobre ela um potencial elétrico.
O procedimento é bastante simples e não exige preparo específico. Quanto ao desconforto, há apenas o incômodo mínimo da picada da agulha.
Caso o exame seja realizado no Laboratório Weinmann, você pode consultar o resultado com praticidade e segurança pelo aplicativo ou site. O resultado geralmente fica pronto em 3 dias úteis.
Alguns medicamentos podem interferir nos resultados do exame de eletroforese de proteínas, e é por isso que o médico avaliará se há necessidade de suspender algum deles.
Nunca interrompa o uso de qualquer medicação sem antes consultá-lo. Siga as orientações fornecidas pelo seu médico.
Como os laboratórios utilizam técnicas diferentes, os resultados podem variar entre eles. Por esse motivo, seu médico pode indicar que você utilize o mesmo laboratório para acompanhar seus níveis.
Os valores de referência considerados normais para o exame de eletroforese de proteínas são:
Albumina: 3,50 a 4,85 (54,0 a 60,0)
Alfa 1 globulinas: 0,22 a 0,43 (3,4 a 5,3)
Alfa 2 globulinas: 0,55 a 1,08 (8,4 a 13,3)
Beta 1 globulinas: 0,32 a 0,54 (4,9 a 6,6)
Beta 2 globulinas: 0,24 a 0,54 (3,6 a 6,6)
Gamaglobulinas: 0,74 a 1,75 (11,4 a 21,6)
Proteínas totais: 6,50 a 8,10
Albumina: 3,54 a 4,83 (55,0 a 60,0)
Alfa 1 globulinas: 0,22 a 0,41 (3,4 a 5,1)
Alfa 2 globulinas: 0,64 a 1,13 (9,8 a 14,0)
Beta 1 globulinas: 0,30 a 0,55 (4,6 a 6,2)Beta 2 globulinas: 0,19 a 0,44 (2,9 a 5,4)
Gamaglobulinas: 0,50 a 1,68 (7,7 a 20,7)
Proteínas totais: 6,50 a 8,10
Os resultados geralmente são exibidos em um gráfico, onde os picos e vales representam as diferentes frações de proteínas.
O médico irá revisar os resultados com você, explicando o que eles significam e como podem afetar sua saúde.
Converse com o seu médico e, se indicado, o seu exame de eletroforese de proteínas pode ser realizado no Weinmann, laboratório referência no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos.
Faça seu exame na unidade mais próxima, sem necessidade de agendamento, ou no conforto da sua casa, aproveitando o serviço de coleta domiciliar.
Para obter informações sobre exames, cobertura de convênio e condições especiais para exames particulares, entre em contato pelo telefone 4004-3080 ou selecione a opção de atendimento via WhatsApp.
Escolha um laboratório em que você pode confiar. Acesse nosso canal de confiança e saiba mais sobre o nosso compromisso com a sua saúde.
Veja o que é o exame de tireoglobulina, quando ele é indicado, como é realizado e por que é fundamental no acompanhamento do câncer de tireoide.
O exame de vitamina E avalia os níveis de alfa-tocoferol no sangue, geralmente em casos de suspeita de deficiência. Veja como interpretar os resultados.
O exame ácido ascórbico, também chamado de dosagem de vitamina C, avalia os níveis desse nutriente, ajudando a identificar sua deficiência ou excesso.