Sabia que cada fase da mulher inspira um cuidado?
Veja quais exames são importantes na sua faixa de idade.
Cuidar da saúde é muito mais do que apenas lidar com possíveis doenças, é estar atenta aos sinais do corpo e buscar formas de prevenir e monitorar futuros problemas. Para cada idade da vida, um exame preventivo se faz mais necessário. Vamos ver todos eles?
Entre a infância e a adolescência é importante o acompanhamento com um pediatra que irá avaliar o desenvolvimento e o crescimento. Caso haja alguma disfunção no crescimento ou suspeita de puberdade precoce, por exemplo, o médico poderá solicitar exames de sangue (dosagens hormonais) e de imagem, como a radiografia de mão e punhos a ultrassonografia.
Após iniciar a vida sexual, é importante monitorar a saúde do aparelho reprodutor sempre! Um ginecologista irá orientar sobre anticoncepção e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, além de indicar o período que se deve iniciar a coleta do Papanicolaou (exame preventivo). A pesquisa de infecção pela clamídia e gonorreia é recomendada nas mulheres até 25 anos de idade que têm vida sexual ativa.
É hora de se programar para acompanhar a saúde das mamas periodicamente. A mamografia de rastreamento está indicada na população geral a partir dos 40 anos de idade. Outros exames poderão ser recomendados conforme cada caso. Converse com seu médico sobre quais exames são mais indicados para você!
Saúde dos ossos e efeitos da menopausa devem ser monitorados por meio de exames como: densitometria óssea, dosagens hormonais, exames que avaliam a função da tiroide, diabetes e a função do coração, entre outros.
Responsável Técnica Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034)
Veja o que é o exame de tireoglobulina, quando ele é indicado, como é realizado e por que é fundamental no acompanhamento do câncer de tireoide.
O exame de vitamina E avalia os níveis de alfa-tocoferol no sangue, geralmente em casos de suspeita de deficiência. Veja como interpretar os resultados.
A eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que identifica os diferentes tipos de proteínas no soro sanguíneo. Saiba quando o exame é indicado.
O exame ácido ascórbico, também chamado de dosagem de vitamina C, avalia os níveis desse nutriente, ajudando a identificar sua deficiência ou excesso.