Menu

Conheça o Ecocardiograma com análise de Strain

Para entender melhor um dos exames mais comumente solicitados pelo cardiologista, o ecocardiografia ou ecocardiograma bidimensional com doppler, vamos falar sobre a anatomia do coração

Você sabia que o nosso coração, do tamanho de um punho, é um músculo responsável por fazer circular o sangue através de todo o organismo em aproximadamente 45 segundos em repouso? Para bombear o sangue, o coração realiza um ciclo, composto da contração ou sístole (quando o sangue sai) e diástole ou relaxamento, no qual o coração se enche de sangue.

Para entender melhor um dos exames mais comumente solicitados pelo cardiologista, o ecocardiografia ou ecocardiograma bidimensional com doppler, vamos falar sobre a anatomia do coração, constituída por duas metades: a direita, onde circula o sangue venoso e a esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é possui duas cavidades: uma superior - o átrio - e uma inferior - o ventrículo.

A ecocardiografia é um exame de ultrassonografia, que tem como objetivo captar imagens do coração através de um transdutor colocado sobre o tórax do paciente. Este exame está indicado para avaliação das dimensões das cavidades e da função ventricular, doenças valvulares, cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, endocardite infecciosa, pericardites e derrame pericárdico, hipertrofia ventricular e avaliação após cirurgia cardíaca.

Durante o exame, o médico cardiologista também avalia a função sistólica do ventrículo esquerdo (chamada de fração de ejeção. Lembrar de sístole = o sangue sai do coração através da sua contração), indicada na avaliação da cardiopatia isquêmica, miocardiopatias, valvopatias e cardiopatias congênitas. Mas, em algumas situações, essa avaliação pode estar normal mesmo na presença de disfunção sistólica ou diastólica evidentes. Devido a essa preocupação, surgiu um índice que mede a deformação do tecido miocárdico (chamado de strain), a partir da imagem do ecocardiograma.

Principais indicações do strain: além das análises do ecocardiograma convencional, a técnica do strain está indicada em situações em que o miocárdio pode estar acometido, mas mantém a fração de ejeção ainda normal como nos pacientes em quimioterapia com medicações cardiotóxicas, e nas doenças das valvas cardíacas. Pode ser útil também na doença arterial coronária.

Faça consultas regulares com o cardiologista e, se ele solicitar um ecocardiograma com análie de strain, conte com a Serdil para realizá-lo.


Para dúvidas ou mais informações:

Fale conosco pelo WhatsApp 

ou telefone: 4004-3080

Para agendar seu Ecocardiograma

Clique aqui!