A saúde é um dos pilares mais importantes para a manutenção da nossa qualidade de vida. E cuidar desse nosso maior bem é também saber como prevenir doenças. A hepatite A é um exemplo de doença que pode ser prevenida através da vacinação.
Mas você sabe o que é hepatite A e como proteger você e sua família contra a doença? É para sanar essa e outras dúvidas, que trazemos as informações a seguir!
Boa leitura!
A hepatite A é uma inflamação do fígado de origem infecciosa, causada pelo vírus HAV - ou vírus da hepatite A. Diferente de outras formas de hepatite, como as hepatites B e C, a hepatite A não evolui para uma doença hepática crônica.
Ainda assim, a doença merece muita atenção, pois pode cursar com sintomas bastante debilitantes e graves, sobretudo em adultos, e, em alguns casos raros, levar à falência hepática aguda.
Por isso, diante da suspeita de hepatite A, a avaliação médica é fundamental.
Uma das principais formas de hepatite viral, a hepatite A tem transmissão fecal-oral, ou seja, é transmitida através do consumo de água ou alimentos contaminados com o vírus ou pelo contato direto com uma pessoa infectada.
Por isso, ambientes com saneamento básico precário e situações de enchentes ou inundações devem ser vistos com atenção, uma vez que aumentam o risco de exposição a diversos agentes infecciosos, incluindo o vírus da hepatite A.
Os sintomas da hepatite A podem variar de leves a graves e, geralmente, aparecem entre 15 e 50 dias após a exposição ao vírus. Os mais comuns incluem:
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Fadiga e mal-estar;
- Urina escura;
- Fezes esbranquiçadas;
- Icterícia (pele e olhos amarelados).
Não existe um tratamento específico para a hepatite A. Após a confirmação do diagnóstico por meio de exame de sangue para detecção do Anticorpo IgM específico para o vírus HAV, o foco é aliviar os sintomas e acompanhar a evolução do quadro.
É recomendado que o paciente faça repouso, mantenha uma hidratação adequada e uma dieta equilibrada. É muito importante não usar qualquer medicamento sem prescrição médica, uma vez que há medicações que são tóxicas para o fígado. Em casos mais graves, a hospitalização pode ser necessária para monitorar e tratar complicações. A maioria das pessoas se recupera completamente em algumas semanas ou meses.
A prevenção é a melhor forma de se proteger contra a hepatite A. Medidas simples podem fazer uma grande diferença:
A vacina contra hepatite A é altamente eficaz e recomendada para todas as pessoas a partir dos 12 meses de vida.
ONDE VOCÊ PODE SE VACINAR:
Rua José de Alencar, 573
Nilo Peçanha
Av. Dr. Nilo Peçanha, 2655
Serdil
Rua São Luís, 96
Coleta Domiciliar - É necessário agendar
A melhor forma de prevenção no dia a dia é cuidar bem dos hábitos de higiene, especialmente, lavar as mãos regularmente com água e sabão e sempre após usar o banheiro e antes de preparar alimentos.
Outra dica é evitar o consumo de alimentos crus ou malcozidos, principalmente frutos do mar e peixes. Para alimentos consumidos crus, como os vegetais, higienizá-los corretamente.
Durante e após enchentes, é essencial evitar ao máximo contato com as águas potencialmente contaminadas e consumir apenas água engarrafada ou devidamente tratada. Aliás, sempre que for consumir água, líquidos, alimentos ou gelo fora de casa, fique atento à procedência e às medidas de higiene do local.
Garantir acesso à água potável e instalações sanitárias adequadas para todos é fundamental. Se você conhece uma área que não tem o tratamento devido do esgoto, o ideal é acionar o poder público para zelar pela saúde de todos.
Lembre-se, cuidar da sua saúde é um investimento na sua qualidade de vida. Manter-se atento a qualquer sintoma, às dicas de higiene e checar se a vacinação está em dia pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e no da sua família. E para apoiá-lo nesse cuidado, o Weinmann sempre está de portas abertas para você e quem você ama.
Até a próxima!