Menu

A vida pode ser doce com menos açúcar

O consumo em excesso pode contribuir para o acúmulo de gordura corporal, especialmente a visceral, que traz maiores riscos à saúde.

O açúcar é uma das fontes utilizadas pelo organismo para produção de energia. No entanto, se houver consumo em excesso, ele pode contribuir para o acúmulo de gordura corporal, especialmente a visceral, que traz maiores riscos à saúde.

O açúcar está presente em vários alimentos, como bolos, biscoitos, sorvetes, balas, refrigerantes e sucos artificiais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que o consumo de açúcar de adição seja menor que 10% do total das calorias diárias ingeridas. Isso inclui todo o açúcar adicionado pelos fabricantes aos seus produtos e também aquele adicionado por nós mesmos a preparações e bebidas.


O que acontece quando você limita o consumo de açúcar?

Emagrecimento
O consumo de açúcar contribui com o aumento do consumo calórico e ainda pode gerar picos com posteriores quedas repentinas de glicemia no sangue. A cada “baixa”, sentimos ainda mais vontade de comer.

 

Boca livre de cáries e mau hálito
O açúcar da dieta é utilizado por bactérias presentes nos dentes. Isso resulta na produção de ácidos que contribuem para a desmineralização dental, o que pode culminar na formação de cáries e consequentemente mau hálito.

 

Equilíbrio é a chave!

Equilibrar lazer com escolhas mais saudáveis é a chave para o bem-estar. Fique sempre atento aos sinais de seu corpo, visite seu médico regularmente e conte com a a+ para realizar seus exames.