Precisa realizar algum exame para detecção da Covid-19?
Agende pela nossa Central de Atendimento: (51) 4004-3080.
Entenda os testes:



Tire suas dúvidas sobre os exames:
Quando e por que realizar o exame de PCR para Covid-19 (SARS-COV-2)?
• O PCR-RT para COVID-19 (SARS-COV-2) é um exame de biologia molecular que faz a identificação do RNA do vírus SARS-CoV-2 e é o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de Covid- 19 em pacientes sintomáticos, na fase aguda da doença.
• O exame de PCR-RT deve ser realizado o mais precocemente possível, porque a carga viral costuma ser mais alta na primeira semana da doença, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia do início dos sintomas, podendo ser coletada até o 10ºdia.
O que é o Teste Molecular rápido e para que serve?
• É um teste molecular que detecta o material genético do vírus em amostra coletada das vias respiratórias com técnica que permite execução em equipamentos pequenos e de fácil manuseio, de forma que a análise possa ocorrer no mesmo local de atendimento dos pacientes. Isso permite agilizar a liberação dos resultados com a mesma sensibilidade do teste RT-PCR, desde que colhido na primeira semana de sintomas.
• Para algumas situações de prevenção de transmissão, como em cirurgias, o teste pode, eventualmente, substituir a PCR tradicional, dependendo dos protocolos de cada instituição. Em caso de viagem, porém, é importante verificar com a companhia aérea e com o local de destino se essa técnica pode ser aceita em lugar do teste processado no laboratório.
O que é o RT-PCR na Saliva?
• Com a mesma técnica do RT-PCR por secreção respiratória, o RT-PCR na Saliva é um teste molecular que faz a identificação do RNA do vírus SARS-CoV-2 para detecção da Covid-19 em amostra oral. Mas este tipo de exame oferece uma coleta mais confortável e que reduz o risco de geração de gotículas para o ambiente e contribui para a segurança de todos ao redor.
• Com 94% de sensibilidade em relação ao PCR convencional, o PCR na Saliva oferece maior comodidade e conforto da coleta, quando comparada ao PCR convencional, e é o método aplicável por mais tempo após o início dos sintomas.
• Pode ser utilizado para viagens aéreas, observando se o protocolo da instituição aceita coleta de saliva em substituição ao material de vias respiratórias.
Veja o que é o exame de tireoglobulina, quando ele é indicado, como é realizado e por que é fundamental no acompanhamento do câncer de tireoide.
O exame de vitamina E avalia os níveis de alfa-tocoferol no sangue, geralmente em casos de suspeita de deficiência. Veja como interpretar os resultados.
A eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que identifica os diferentes tipos de proteínas no soro sanguíneo. Saiba quando o exame é indicado.
O exame ácido ascórbico, também chamado de dosagem de vitamina C, avalia os níveis desse nutriente, ajudando a identificar sua deficiência ou excesso.