Exame de prolactina: entenda sua função e como é realizado!

A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise anterior. O exame de prolactina mede a quantidade desse hormônio presente no sangue. Entenda.

O exame de prolactina é um teste laboratorial que pode ser um importante aliado durante a gestação. Embora seja solicitado nesse período para acompanhar a produção de leite e o desenvolvimento das glândulas mamárias, ele é utilizado para auxiliar no diagnóstico de infertilidade, disfunção erétil e tumores na hipófise.


Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir para que serve o exame, se precisa de jejum, quando a prolactina é considerada alta e outras informações importantes. Continue lendo.

O que é a prolactina e qual a sua função?

A prolactina é um hormônio polipeptídico produzido pela hipófise anterior, também chamada de adeno-hipófise. Ela é responsável por diversas funções fisiológicas importantes, entre as mais conhecidas, o desenvolvimento das glândulas mamárias e a lactação.

Na mulher, além de estimular a produção de leite durante a gestação e período pós-parto, ela participa da regulação do ciclo menstrual e do sistema imunológico, do controle da fertilidade, da manutenção da massa óssea e da estimulação da libido.

Os homens também possuem prolactina, em menor quantidade, envolvida, sobretudo, na regulação da produção de testosterona e na manutenção da produção saudável de espermatozoides.

Para que serve o exame de prolactina?

O exame serve para medir a quantidade de prolactina produzida pela hipófise. Ele é indicado para:


Diagnóstico e acompanhamento tumores na hipófise;

Diminuição da libido em ambos os sexos;

Galactorreia; (produção de leite sem relação com o parto)

Infertilidade;

Disfunção erétil em homens;

Irregularidades menstruais.

Como o exame de prolactina é feito?

O exame de prolactina é simples, feito por meio de uma coleta de sangue venoso. Após a coleta, a amostra sanguínea é analisada no laboratório, por eletroquimioluminescência.


Caso o exame seja realizado no Laboratório Weinmann, você pode consultar o resultado com praticidade e segurança pelo aplicativo ou site. Normalmente é disponibilizado em até 3 dias úteis.

Como se preparar para o exame?

O preparo recomendado para a realização do exame de prolactina é o seguinte:


Jejum de pelo menos 3 horas para todas as idades;

Suspensão de medicamentos que contenham biotina, como os casos de suplementos para unhas e cabelos. Por esse motivo, é indicado informar ao médico e ao laboratório todos os medicamentos e vitaminas em uso.

Nunca interrompa o uso de qualquer medicamento sem antes consultar um especialista. Converse com seu médico antes de tomar qualquer decisão.

O que causa a alteração dos níveis de prolactina?

Existem situações em que o aumento da prolactina é considerado normal e esperado, como gravidez e lactação. Entretanto, outras condições também podem provocar alterações nos níveis desse hormônio:

Doença hepática crônica;

Doença renal crônica;

Doenças da tireoide;

Hipotireoidismo;

Síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Níveis elevados de prolactina nem sempre apontam para a presença de uma condição médica que precise de tratamento. Essa situação clínica pode estar relacionada, por exemplo, a:

Alterações no padrão de sono;

Dietas com alto teor de proteínas;

Estresse;

Prática recente de atividade física;

Presença de piercings nos mamilos;

Uso de determinados medicamentos.

Níveis baixos de prolactina são incomuns, mas podem indicar a presença de um distúrbio na hipófise.

Valores de referência

A faixa de referência considerada normal para o exame de prolactina é:


Até 18 µg/L — homens

Até 29 µg/L — mulheres não grávidas

Os valores considerados normais podem apresentar pequenas variações entre os laboratórios, já que cada um pode adotar métodos de medição diferentes.

Como interpretar os resultados do exame?

Para compreender os resultados do exame de prolactina, o médico fará a interpretação levando em conta os sintomas e o histórico clínico, podendo também recomendar exames adicionais, como ressonância magnética e outros testes laboratoriais, como a dosagem de FSH, LH e progesterona.

Onde fazer o exame de prolactina?

Converse com o seu médico e, se indicado, o seu exame de prolactina pode ser realizado no Weinmann, laboratório referência no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos.

Faça seu exame na unidade mais próxima, sem necessidade de agendamento, ou no conforto da sua casa, aproveitando o serviço de coleta domiciliar.

Convênios e preços

Para obter informações sobre exames, cobertura de convênio e condições especiais para exames particulares, entre em contato pelo telefone 4004-3080 ou selecione a opção de atendimento via WhatsApp.


Escolha um laboratório em que você pode confiar. Acesse nosso canal de confiança e saiba mais sobre o nosso compromisso com a sua saúde.