Menu

Confira a parceria para exames toxicológicos entre Weinmann e Labet

O exame toxicológico fornecido pelo Laboratório Weinmann procura vestígios de substâncias químicas presentes no cabelo em até 180 dias após o último uso. Não é necessário agendamento.

O exame toxicológico fornecido pelo Laboratório Weinmann procura vestígios de substâncias químicas presentes no cabelo em até 180 dias após o último uso. Não é necessário agendamento.

No Weinmann, motoristas profissionais contam com todas as facilidades para realizar seu exame toxicológico e cumprir a exigência do Conselho Nacional de Trânsito na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Afinal, quem procura confiança e segurança no trabalho sabe que pode contar sempre com a credibilidade de nossos resultados.

O QUE MUDA COM A NOVA LEI DE TRÂNSITO

A lei de trânsito antiga determinava que todos os motoristas das categorias C, D e E fizessem o exame toxicológico apenas ao obter ou renovar a CNH. Com as novas regras, os condutores também deverão realizar o exame a cada 2 anos e 6 meses a partir da data da obtenção ou renovação da CNH quando tiverem menos de 70 anos de idade. Já os condutores com mais de 70 anos deverão fazer o teste a cada 1 ano e 6 meses.

As novas determinações entraram em vigor a partir do mês de abril de 2021 e o não cumprimento pode acarretar multas, pontos na carteira e suspensão da CNH.

Atente-se aos períodos de renovação:

  • Condutores com menos de 50 anos: a CNH tem validade de 10 anos;
  • Condutores entre 50 e 70 anos: A CNH é válida por 5 anos;
  • Condutores acima de 70 anos: validade de 3 anos.

OBRIGATORIEDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO

Além da obrigatoriedade do regulamento da CNH, o exame toxicológico pode ser obrigatório nas seguintes situações:

  • Admissão ou demissão em uma empresa;
  • Detran;

EXAME TOXICOLÓGICO PARA RENOVAR A CNH

O exame é obrigatório por lei para obter a CNH nas categorias C, D e E. Caso o motorista não realize o teste obrigatório, poderá ser multado e ter o documento suspenso até a regularização.

É recomendado que a coleta seja realizada com antecedência, antes do vencimento do prazo determinado por cada faixa etária.

O exame toxicológico é importante para evitar situações ilegais dentro da empresa e priorizar o bem-estar dos colaboradores.

QUANDO FAZER O EXAME TOXICOLÓGICO?

Para regularizar a CNH é necessário fazer o exame no período de 2 anos e meio ou 1 ano e meio, dependendo da idade do condutor.

O exame é de larga escala e permite identificar substâncias químicas presentes no organismo até 180 dias após o último uso.

COMO É FEITO O EXAME TOXICOLÓGICO

Para realizar o exame toxicológico não é exigido nenhum tipo de preparo prévio. Ele é feito por meio da coleta de cabelo ou pelos da pessoa examinada e enviado para análise laboratorial.

É utilizada uma técnica para analisar compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser encontrados nos fios de cabelo e, assim, determinar o resultado.

Há dois resultados possíveis para exame: negativo e positivo. Quando o resultado é negativo, significa que nenhuma substância foi encontrada no material.

Já se o resultado for positivo, indica que houve uso de substâncias como maconha, cocaína, opiáceos (codeína), morfina, heroína, ecstasy, anfetamina e/ou metanfetamina.

O exame é realizado dentro do horário de coleta das unidades, não é necessário agendamento ou pedido médico. No dia do exame, levar um documento com foto.

PREÇO DO EXAME 

O preço pode variar de acordo com a forma de compra do teste. A compra pode ser feita diretamente no site ou nas unidades da Labet, podendo ter variação de preço devido à localização.

ONDE COMPRAR O EXAME

Para comprar online, acesse o site do parceiro Labet, realize a compra e selecione uma das unidades do Weinmann para realizar a coleta. (weinmann.labet.com.br)

Se preferir, compareça em uma das unidades Weinmann para realizar a compra, o exame é realizado por ordem de chegada e não é necessário agendamento prévio.

UNIDADES QUE OFERECEM O TESTE

Anitta Mall, Bourbon Shopping Ipiranga, Cachoreirinha, Canoas, Esteio, Ecofetal, Farrapos, General Vitorino, Gramado, Gravataí, Mauá, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mostardeiro, Nilo Peçanha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Shopping Iguatemi, Shopping Lindóia, Wenceslau Escobar e Zona Sul. Conheça os endereços aqui.