Diabetes: conheça as complicações e como prevenir a condição
Número de brasileiros com a doença deve ampliar significativamente até 2030, de acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes
Condição de alta prevalência, o diabetes mellitus tem alta prevalência em todo o mundo. Apenas no Brasil, 16,8 milhões de pessoas adultas vivem com a doença, de acordo com o Ministério da Saúde, e a estimativa é de que esse número chegue a 21,5 milhões em 2030, de acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
O diabetes é uma síndrome complexa caracterizada pela ocorrência da hiperglicemia persistente, que é o aumento exagerado dos níveis de glicose no sangue. O diabetes surge em função da deficiência de insulina e/ou diminuição do efeito desse hormônio.
Existem vários tipos de diabetes mellitus, contudo, os mais comuns são:
❖ Tipo 1 – Mais frequente nos jovens, necessita de reposição de insulina desde o diagnóstico.
❖ Tipo 2 – Mais comum no adulto, associado ao excesso de peso e sedentarismo.
Diabetes Tipo 1:
Causado pela destruição autoimune das células beta pancreáticas, responsáveis pela secreção de insulina. Desse modo, ocorre a redução da capacidade secretora de insulina e deficiência intensa desse hormônio.
O início abrupto de hiperglicemia grave pelo paciente pode ser o primeiro indício da doença. O tratamento exige o uso diário de insulina para controlar a glicose no sangue.
Sintomas do Diabetes descompensado
● Fome frequente
● Sede constante
● Vontade de urinar diversas vezes ao dia
● Perda de peso
● Fadiga;
● Náusea e vômito.
Diabetes tipo 2:
Corresponde a aproximadamente 90% dos casos no Brasil e no mundo. O diabetes DM2 está associado, na maior parte dos casos, a outras condições como hipertensão arterial, dislipidemia, sobrepeso e obesidade
Trata-se de uma doença silenciosa, podendo ser assintomática por longos períodos. Importante ressaltar que é frequente haver outros casos na familia.
O diagnóstico é mais comum após os 40 anos de idade, contudo, devido à piora dos hábitos alimentares nas últimas duas décadas, pessoas mais jovens, incluindo crianças e adolescentes, estão adquirindo a doença.
Sintomas associados a complicações do diabetes mellitus
● Formigamento nos pés e mãos;
● Disfunção erétil;
● Dificuldade para enxergar;
● Falta de ar;
● Angina;
● Úlceras de membros inferiores;
● Espuma na urina.
Prevenção do diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 está associado ao sedentarismo e ao ganho de peso comuns da vida moderna. A boa notícia é que a maioria dos casos desse tipo de diabetes pode ser prevenida com um estilo de vida saudável: alimentação equilibrada, prática de atividade física e manutenção do peso adequado.
Remissão do diabetes tipo 2
Ainda que o diabetes não tenha cura, o tipo 2 pode ter remissão, principalmente em pacientes recém diagnosticados (aqueles que começaram a ter alterações nos exames entre seis e 12 meses antes do começo do tratamento). Mas para que isso ocorra, as mudanças no estilo de vida são fundamentais. Além das recomendações acima, é preciso gerenciar o estresse e controlar fatores de risco como tabagismo e consumo de bebida alcoólica. A ingestão adequada de água, redução do consumo de ultraprocessados e uma dieta que inclua muitas fibras na forma de salada e legumes são alguns destes passos.
Tratamento do diabetes
O tratamento tem o objetivo de fazer com que a glicemia fique dentro de uma meta estabelecida com objetivo de evitar o desenvolvimento de complicações.
Oferecimento:
Confira o horário de funcionamento das unidades no feriado.
Saiba mais!
Nesse artigos falaremos sobre os sintomas da insuficiência cardíaca e a importância de reconhecer os sinais.
Cuide da saúde feminina com preços acessíveis durante o mês de conscientização do câncer de mama.