Novembro azul. O protagonista da sua saúde é você! 

Novembro Azul chegou para lembrar que o protagonista da sua saúde é você! Papo sério! Queremos te ajudar a entender mais sobre esse tema, porque acreditamos que a informação é a principal arma quando o assunto é prevenção. Vamos lá?

Novembro Azul chegou para lembrar que o protagonista da sua saúde é você!     Papo sério! Queremos te ajudar a entender mais sobre esse tema, porque  acreditamos que a informação é a principal arma quando o assunto é prevenção.  Vamos lá? 

O que é a próstata, afinal?

A próstata é uma glândula que fica ao redor da uretra, na frente do reto e abaixo da bexiga. Ao longo da vida, ela vai crescendo pouco a pouco. Sua principal função é produzir o líquido prostático, um dos principais componentes do sêmen, que serve para nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides, que são produzidos pelos testículos.

Certo. Mas o que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata corresponde a multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. Pelo fato de a próstata estar sempre ativa e não parar de crescer, ela tem uma certa predisposição a desenvolver essa anomalia, que acaba prejudicando seu funcionamento e pode se espalhar para o restante do corpo, comprometendo a saúde geral da pessoa. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens.

Entendido. Mas, existem sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático, ou seja, o homem não apresenta sintomas. Mas, quando o câncer já está mais desenvolvido, os principais sintomas são dor nos ossos, vontade de urinar com frequência, dor ao urinar e sangue na urina ou no sêmen. Por isso, a prevenção é tão importante.

E como eu faço para me prevenir?

A melhor maneira para se prevenir é adotar um estilo de vida saudável e equilibrado, no corpo e na mente. Siga uma dieta rica em nutrientes e proteínas; evitar gorduras, sal, açúcar e produtos industrializados em excesso. Pratique atividades físicas regularmente e, se puder, conte com o acompanhamento de um profissional adequado para te orientar. Outra maneira para se prevenir é com o diagnóstico precoce, pois quando o câncer é detectado em um estágio mais avançado, as chances de cura são menores. Para isso é importante que você visite seu médico regularmente, para realizar todos os exames preventivos, principalmente o exame de toque e o PSA.

Mas, a partir de qual idade devo começar a fazer os exames preventivos?

Se você tem histórico de câncer de próstata na família (pai ou irmão) antes dos 60 anos, é importante que você comece a realizar exames preventivos a partir dos 45 anos. Se você não possui histórico familiar, é recomendado que os exames preventivos comecem a ser feitos, anualmente, a partir dos 50 anos.

E o exame de toque, devo me preocupar?

Não, não precisa. A realização do exame dura poucos segundos e não causa dor. Ele é imprescindível para o diagnóstico da doença, pois é através do exame de toque que o médico consegue perceber qualquer alteração na próstata muito antes de ocorrer modificações do PSA.

Certo. E sobre o exame de PSA, o que preciso saber?

O PSA é uma proteína produzida pela próstata, exame esse realizado no sangue. Embora seu valor aumentado possa ser compatível com o câncer, não significa necessariamente que você tenha câncer de próstata, mas pode esta alteração pode estar presente em outras doenças, como na infecção do trato urinário. Por isso, é muito importante que você converse com sempre com seu médico.

Existe rastreamento genético para câncer de próstata?

Existe sim. Apesar de a causa exata da maioria dos cânceres de próstata não ser conhecida, estima-se que entre 5% e 10% dos casos sejam de origem hereditária. E, para identificar genes relacionados ao risco de desenvolvimento do câncer de próstata, o Grupo Fleury disponibiliza o exame de Painel Câncer de Próstata Hereditário. Um exame que analisa simultaneamente 20 genes relacionados a essa forma da doença, incluindo aqueles com riscos relativos associados bem definidos, assim como genes de associação causal mais fraca ou ainda pouco estudada. E o mais bacana é que a Fleury Genômica também disponibiliza esse teste, excepcionalmente de forma gratuita, para até quatro familiares de primeiro grau de paciente que tenha realizado o exame e obteve resultado positivo para identificação de variante patogênica.

Se você ainda tiver dúvidas ou alguma preocupação, procure seu médico e conte sempre com o Laboratório Weinmann e a Serdil para manter sua saúde em dia. Combinado?

Saúde inspira cuidado!