Menu

Exercícios para o cérebro

Atividades que ajudam a estimular o seu cérebro.

Estimule seu cérebro

Aprenda formas de manter a mente afiada! 


Algumas atividades e escolhas promovem o desenvolvimento cognitivo, determinantes para a promoção de um envelhecimento bem-sucedido.


Veja algumas sugestões:

1- Pratique exercícios físicos:

A prática de exercícios físicos tem demonstrado ganhos na plasticidade cerebral (capacidade do cérebro de moldar e adaptar diante de um estímulo) e na reserva cognitiva, contribuindo para compensar as alterações naturais do envelhecimento e/ou prevenção de danos cerebrais.
Os exercícios físicos realizados de maneira regular, após avaliação médica e acompanhados por Educador Físico, contribuem para o alívio do estresse, melhora do humor, estímulo da circulação sanguínea cerebral e crescimento neuronal, com consequente redução do acúmulo de radicais livres. 

2- Escolha os alimentos certos:

A nutrição também exerce um papel fundamental na prevenção do comprometimento cognitivo. A restrição calórica e a ingestão de frutas, legumes, cereais, azeite, consumo moderado de vinho tinto e baixo consumo de carne vermelha e laticínios traz benefícios para a manutenção da saúde e do bem-estar. É muito importante ter o acompanhamento do nutricionista.

3- Tenha uma boa qualidade de sono:

Uma noite bem dormida é essencial para o equilíbrio físico e mental, pois durante o sono tem uma função restauradora, protetora e de limpeza das substâncias tóxicos no organismo.

4- Participe de atividades sociais:

O envolvimento em atividades de lazer cognitivas, bem como de interação social, como participação em eventos, comunicação entre amigos e familiares são capazes de melhorar a função cognitiva em pessoas idosas.

5- Leia e escreva regularmente

Escrever regularmente melhora a expressão e a organização do pensamento. Já a leitura ajuda a estimular o cérebro.

6- Estimule a mente: 

Para melhorar a capacidade de processamento de informações, busque desafios que exijam esforço mental, como: montar quebra-cabeças, jogar xadrez, resolver palavras-cruzadas e até mesmo aprender um novo idioma. 


Faça consultas médicas regulares.