Os exames para diagnóstico da Covid-19 estão disponíveis no Laboratório Weinmann

Tudo o que você precisa saber sobre os testes para Covid-19 realizados no Laboratório Weinmann

Buscamos sempre o que há de melhor para a sua saúde e a de quem você ama, principalmente durante a pandemia causada pelo Coronavírus. Por isso, no Laboratório Weinmann você pode realizar os exames detecção da Covid-19, ou os exames de Sorologia, para identificar a sua imunidade referente ao vírus.


Testes que precisam de agendamento pelo WhatsApp (51) 3314-3838:
RT-PCR convencional, RT-PCR Rápido, Teste Molecular Rápido, Antígeno e RT-PCR na Saliva.
Testes que não precisam ser agendados:
Sorologia por pesquisa de anticorpos IgG e IgM, e Sorologia por pesquisa de anticorpos neutralizantes.


PARA AGENDAR OS EXAMES

Você pode agendar clicando aqui

Ou através do WhatsApp 

(51) 3314-3838

*Atenção: Os exames de Sorologia não

precisam ser agendados.


• Consulte a cobertura e reembolso dos testes para Covid-19 com o seu convênio.
• Os clientes que já realizaram PCR ou Sorologia para detecção da Covid-19 no Weinmann terão 20% de desconto para a realização de um novo exame de sorologia, caso seja necessário. Desconto não acumulativo.


Entenda as diferenças entre os exames e quando cada exame deve ser realizado:

Quando e por que realizar o exame de PCR para Covid-19 (SARS-COV-2)?

O PCR-RT para COVID-19 (SARS-COV-2) é um exame de biologia molecular que faz a identificação do RNA do vírus SARS-CoV-2 e é o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de Covid- 19 em pacientes sintomáticos, na fase aguda da doença.
O exame de PCR-RT deve ser realizado o mais precocemente possível, porque a carga viral costuma ser mais alta na primeira semana da doença, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia do início dos sintomas, podendo ser coletada até o 10ºdia.

O que é a Sorologia (Teste Sorológico) para Covid-19?

A sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.
Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 14 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.
Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

Por que realizar a sorologia para Covid-19?

• Pessoas com suspeita de contato com paciente com Covid-19 ou que tiveram sintomas da doença, a partir do décimo dia de sintomas. Neste contexto, um resultado não-reagente não descarta a infecção.
• Para avaliar pacientes com quadros respiratórios graves e suspeita de Covid-19, com sete ou mais dias de sintomas (recomendável 10 dias), que não fizeram o exame de PCR-RT ou o que tiveram o resultado de PCR negativo. Neste contexto, um resultado não-reagente não descarta a infecção.
• Estudos epidemiológicos para estimar a % de pessoas infectadas e que já desenvolveram anticorpos, para doença.

O que é o Teste Molecular Rápido e para que serve?

• É um teste molecular que detecta o material genético do vírus em amostra coletada das vias respiratórias com técnica que permite execução em equipamentos pequenos e de fácil manuseio, de forma que a análise possa ocorrer no mesmo local de atendimento dos pacientes. Isso permite agilizar a liberação dos resultados com a mesma sensibilidade do teste RT-PCR, desde que colhido na primeira semana de sintomas.
• Para algumas situações de prevenção de transmissão, como em cirurgias, o teste pode, eventualmente, substituir a PCR tradicional, dependendo dos protocolos de cada instituição. Em caso de viagem, porém, é importante verificar com a companhia aérea e com o local de destino se essa técnica pode ser aceita em lugar do teste processado no laboratório.

Teste Rápido de Antígeno

• O exame também está indicado para confirmar a doença na fase sintomática, preferencialmente nos primeiros cinco dias de sintomas. É realizado por meio de um swab, via nasal, e o resultado sai em até 2 horas.
• Diferentemente da PCR, que detecta o material genético do vírus, o método identifica partes da estrutura viral, o que o torna um pouco menos sensível. Ou seja, de cada 100 casos positivos encontrados pela PCR, o teste de antígeno flagra 96. Assim, sua sensibilidade alcança 96%.
• A vantagem desse teste está na rapidez da liberação dos resultados, o que possibilita, nos casos positivos, a adoção rápida das medidas de restrição de contágio. Por outro lado, nos resultados negativos, deve-se considerar a necessidade de prosseguir a investigação com uma pesquisa por PCR.
• Embora esse teste seja oferecido em outros estabelecimentos, como farmácias, a realização em laboratório garante o controle de qualidade, a interpretação dos resultados por profissionais especializados sob supervisão da assessoria médica, assim como a observação de rigorosos procedimentos de limpeza e desinfecção das áreas de coleta e de circulação de pessoas sintomáticas. Ademais, a técnica usada no Weinmann para identificar o antígeno do vírus tem sensibilidade maior do que a de outros kits oferecidos no mercado.
• Vale reforçar que o método ainda não é aceito na maioria das companhias aéreas e destinos de viagem. Se esse for o objetivo da testagem, a PCR em tempo real configura a escolha mais acertada.

O que é o RT-PCR na Saliva?

Com a mesma técnica do RT-PCR por secreção respiratória, o RT-PCR na Saliva é um teste molecular que faz a identificação do RNA do vírus SARS-CoV-2 para detecção da Covid-19 em amostra oral. Mas este tipo de exame oferece uma coleta mais confortável e que reduz o risco de geração de gotículas para o ambiente e contribui para a segurança de todos ao redor.
Com 94% de sensibilidade em relação ao PCR convencional, o PCR na Saliva oferece maior comodidade e conforto da coleta, quando comparada ao PCR convencional, e é o método aplicável por mais tempo após o início dos sintomas.
Pode ser utilizado para viagens aéreas, observando se o protocolo da instituição aceita coleta de saliva em substituição ao material de vias respiratórias.

O que é a sorologia por anticorpos neutralizantes e para que serve?

A Sorologia por anticorpos neutralizantes são para pessoas que tiveram Covid-19 ou exposição ao vírus anteriormente e desejam saber se apresentam anticorpos neutralizantes (com provável ação protetora), realizado a partir da amostra de sangue do paciente. Desta forma, este teste pode ser útil para avaliar uma possível resposta à vacina.
Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado 14 dias após início dos sintomas ou 21 dias após a exposição de risco. Em pessoas que tomaram a vacina, recomenda-se 30 dias após última dose.
Para melhorar a acurácia do teste,  a Serdil utiliza um fluxo com dois métodos diferentes: O primeiro detecta os anticorpos anti-proteína Spike; as amostras positivas nesta etapa são testadas com o método imunoenzimático que confirma quantifica a função neutralizante.
É importante ressaltar também que pessoas que têm infecção assintomática ou somente sintomas leves podem levar mais tempo para ter o exame positivo, ou nem chegar a produzir anticorpos perceptíveis com as técnicas utilizadas. Eventualmente níveis altos de anticorpos neutralizantes precisem de mais de 21 dias para se estabelecer, podendo ser necessário o seguimento sorológico.