Menu

O que é endometriose e como afeta a fertilidade?

Se você tem endometriose e está preocupada com sua fertilidade, explicamos o que é essa doença, como ela afeta a fertilidade e o que você pode fazer para aumentar suas chances de engravidar.

A endometriose é uma condição ginecológica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela ocorre quando o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora do útero, causando dor e outros sintomas incômodos. Além disso, muitas mulheres com endometriose também enfrentam desafios relacionados à fertilidade.

Se você tem endometriose e está preocupada com sua fertilidade, nas próximas linhas explicamos o que é essa doença, como ela afeta a fertilidade e o que você pode fazer para aumentar suas chances de engravidar. Boa leitura!


O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero (o endométrio) cresce fora do útero, em órgãos como os ovários, as tubas uterinas, o intestino e a bexiga. A endometriose pode causar dor pélvica, cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais e outros sintomas desagradáveis.


Como a endometriose afeta a fertilidade?

A endometriose pode afetar a fertilidade de várias maneiras. Em primeiro lugar, a inflamação causada pela endometriose pode afetar a qualidade dos óvulos e é prejudicial para os espermatozoides. Isso torna mais difícil para os óvulos serem fertilizados pelos espermatozoides e para os embriões formados se implantarem no útero.

Outro fator causado pela endometriose são aderências (tecido cicatricial) na cavidade pélvica, onde estão as tubas uterinas e os ovários, o que também dificulta a liberação do óvulo pelos ovários, a fertilização do óvulo pelo espermatozoide e o transporte do óvulo fecundado pelas tubas uterinas até o útero.  Às vezes as aderências são graves e podem alterar a anatomia da pelve.

Além disso, a endometriose pode afetar a qualidade do revestimento uterino, tornando mais difícil para o embrião se implantar e crescer adequadamente.


O que posso fazer para melhorar minha fertilidade com endometriose?

Felizmente, existem várias opções de tratamento disponíveis para mulheres com endometriose que desejam engravidar. Saiba o que fazer para melhorar suas chances de engravidar:

- Se você está tentando engravidar há algum tempo sem sucesso, pode ser hora de consultar um especialista em fertilidade. Considera-se como infertilidade conjugal a incapacidade de engravidar após um ano de tentativas com relações sexuais bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual e sem o uso de métodos contraceptivos. O médico vai identificar quais são as causas que podem estar afetando sua fertilidade e recomendar opções de tratamento adequadas.

- Caso receba o diagnóstico de endometriose, inicie o tratamento o quanto antes, pois ajuda a reduzir a inflamação, melhorar os sintomas e eliminar os focos de endometriose e as aderências, ajudando no reestabelecimento da fertilidade. Se você tem endometriose e está tentando engravidar, converse com seu médico sobre as opções de tratamento disponíveis.

- Em algumas situações, a fertilização in vitro (FIV) pode ser uma opção para alcançar a gravidez. A FIV é uma técnica de reprodução assistida que pode ajudar a superar muitos dos desafios relacionados à endometriose e à fertilidade. Na FIV, os óvulos são coletados do ovário, armazenados e posteriormente injetados com os espermatozoides selecionados para que ocorra a fertilização. O embrião formado é deixado na incubadora para que possa se desenvolver e, depois, transferido para o útero ou deixar congelado para uso futuro. Fale com seu médico.