Menu

Saúde da mulher: 8 cuidados essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida

Confira a notícia para mais detalhes.

Datas como o 8 de março e o Outubro Rosa são muito importantes para a promoção da saúde da mulher. Mas, a verdade é que devemos priorizar o cuidado feminino durante todo o ano.  

Pensando nisso, sugerimos algumas atitudes que ajudam a promover a qualidade de vida da mulher. Descubra os cuidados essenciais para viver mais e melhor.

Boa leitura! 

Principais cuidados com a saúde da mulher

Para viver com bem-estar e qualidade de vida, é muito importante ter um estilo de vida que privilegie cuidados físicos, emocionais e mentais. Selecionamos, a seguir, 8 atitudes essenciais à saúde da mulher.

Faça exames preventivos regularmente

Realizar exames preventivos é fundamental para a detecção precoce de doenças, como a mamografia e o Papanicolaou. 

A periodicidade desses e de outros testes dependerá de fatores como a idade e o histórico de saúde. Para isso, faça consultas regulares com o Ginecologista, que irá indicar os exames mais adequados para você. 

Cuide da higiene íntima

A manutenção de uma boa higiene íntima é essencial para prevenir infecções e irritações na região genital. Uma dica é priorizar roupas íntimas de algodão, que ajudam a evitar a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, evite a ducha vaginal (pois altera a flora vaginal) e, durante o período menstrual, trocar os absorventes a cada 4 horas.

Pratique o sexo seguro

Fazer sexo com o uso de preservativos é crucial para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, clamídia e sífilis. Além disso, é importante considerar o uso de métodos contraceptivos, como pílulas anticoncepcionais ou DIU, para prevenir uma gravidez não planejada. 

Caso deseje ter filhos, faça exames de IST junto ao seu parceiro.

Vacine-se

A vacinação é o melhor método para a prevenção de diversas doenças, como HPV, hepatite B, meningite e varicela. Caso esteja grávida, o seu médico irá indicar as vacinas indicadas nesse período, como a da gripe e a tríplice bacteriana acelular do tipo adulto. 

De toda forma, verifique junto ao seu médico o seu calendário de vacinação. 

Pratique atividades físicas regularmente

A prática regular de atividades físicas é essencial para prevenir doenças cardiovasculares, obesidade e outras doenças, além de proporcionar melhora do humor e da autoestima. 

E antes de iniciar, consulte um profissional de saúde e quando for realizar, idealmente faça sob orientação com profissional de educação física.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável é um dos principais fatores para prevenir:

  • Câncer.

  • Diabetes tipo 2.

  • Doenças cardiovasculares.

A dica é priorizar alimentos naturais, buscar diversidade nutricional e evitar ao máximo os alimentos ultraprocessados.

Vá ao ginecologista periodicamente

Avaliações ginecológicas regulares são fundamentais para prevenir certos tipos de câncer, IST, planejar a gravidez e auxiliar outras questões da saúde da mulher. 

Promova a saúde mental

Doenças como depressão e ansiedade são muito impactantes para a saúde da mulher. Sempre que julgar necessário, procure por ajuda, como o acompanhamento psicológico, por exemplo.  

Exercícios físicos, rotina de trabalho saudável, prática de hobbies, sono adequado também são importantes para promover o bem-estar mental e emocional.

Cuide de sua saúde com Weinmann

O Weinmann é um laboratório especializado para cuidar da saúde da mulher. Em nossos laboratórios, você realiza mamografia, Papanicolaou e vários outros exames, além de tomar todas as vacinas necessárias. Solicite a coleta domiciliar para fazer diversos procedimentos no conforto de sua casa.

Cuide da sua saúde e qualidade de vida com o Weinmann!