Menu

TEA: conheça o cordão de girassóis

Saiba mais sobre o acessório utilizado por pessoas do espectro autista

Como nem todos os transtornos que exigem algum suporte especial ou atendimento diferenciado são aparentes ou perceptíveis à primeira vista, instituiu-se a utilização do cordão de girassóis, composto por uma faixa verde estampada com diversos girassóis, indicando para quem está ao redor que a pessoa pode precisar de um pouco mais de paciência e compreensão.

O cordão girassol foi idealizado por funcionários de um aeroporto na Inglaterra, em 2016, para identificar e auxiliar pessoas com deficiências ocultas, como transtorno do espectro autista, fibromialgia, doença de Crohn, esclerose múltipla, Síndrome de Tourette, transtorno de déficit de atenção (TDA), entre outras.

O seu uso tem como objetivo garantir acesso a atenção especial e atendimento prioritário e humanizado em estabelecimentos públicos e privados, eliminando a necessidade de explicações e justificativas, além de evitar constrangimentos de ambas as partes.

A escolha dos girassóis se deve à sua cor vibrante e movimentação na direção do sol. O cordão de girassóis é uma forma de iluminar, clarear e refletir a luz das pessoas com deficiência ocultas, como o transtorno do espectro autista.