Sorologia para COVID-19

A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do organismo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2.

A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do organismo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2, ou no caso da vacinação contra esse vírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente, ou após 1 mês depois da 2ª dose da vacina.

Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 14 dias após o início dos sintomas, pois a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus. No caso da vacinação sugere-se fazer o teste pelo menos 1 mês após a 2ª dose ou após 1 mês depois da dose única,

É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentem nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram Covid-19 confirmada por RT-PCR. O mesmo se aplica no caso da vacinação.

É importante reforçar que, caso seja necessária a verificação de anticorpos IgM, a análise será realizada separadamente apenas quando especificamente  solicitada.


Como posso realizar o exame?

O exame de Sorologia pode ser realizado em todas as unidades do Weinmann sem agendamento. Ou pelo serviço de Coleta Domiciliar com agendamento prévio 

Tem alguma dúvida? Fale conosco pelo telefone ou pelo WhatsApp: (11) 3314-3838