Veja quais são os 12 sintomas da dengue

Descubra quais são os 12 sintomas da dengue e quais medicamentos não tomar.

A chegada das estações quentes e chuvosas traz um alerta sobre a proliferação do Aedes aegypti. E neste ano, em especial, com o aumento do número de casos, é importante saber identificar os sinais e sintomas da dengue.

Com potencial para afetar qualquer pessoa, a dengue é uma infecção viral séria e pode causar quadros graves. Por isso, saber quais são os primeiros sintomas e sinais para procurar apoio médico precoce é essencial para preservar a saúde e o bem-estar.

Veja neste texto:

  • Quais são os sintomas e sua duração;

  • Quais medicamentos evitar;

  • E quais as formas para se proteger da doença.

Boa leitura!

Quais são os sintomas da dengue?

A dengue é uma doença febril infecciosa aguda transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, quando também infectada, que usa a água parada para se reproduzir. Os quadros podem se manifestar de forma clássica ou grave (hemorrágica) colocando a vida da pessoa em risco.

Veja abaixo quais são os sintomas clássicos da dengue:

  • Febre alta (≥39ºC) e de início súbito;

  • Dor muscular intensa;

  • Mal-estar;

  • Dor de cabeça ou nos olhos;

  • Fraqueza;

  • Falta de apetite;

  • Náuseas;

  • Tontura;

  • Manchas vermelhas na pele, semelhantes à rubéola.

Vale frisar que a dengue pode ser assintomática ou facilmente confundida, principalmente durante a fase febril. Nos quadros graves, é comum o paciente apresentar:

  • Dor abdominal intensa;

  • Vômito;

  • Sangramento na mucosa.

Qual é a duração dos sintomas da dengue?

O quadro clínico da dengue clássica tem duração entre 5 a 7 dias (máximo de 10). O período de convalescença pode ser acompanhado de grande debilidade física e manter-se por várias semanas.

Na forma mais grave da dengue, a hemorrágica, o quadro clínico inicial é semelhante à dengue clássica, com piora no terceiro ou quarto dia de evolução, com aparecimento de quadro hemorrágico. Nos casos graves, o choque geralmente ocorre entre o terceiro e o sétimo dia de doença, geralmente precedido por dor abdominal. Alguns pacientes podem ainda apresentar manifestações neurológicas, como convulsões e irritabilidade.

Idosos, pessoas com doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, asma brônquica e outras doenças respiratórias crônicas graves podem ser favorecidos para quadros mais graves de dengue.

Quais medicamentos não devem ser tomados?

Quando sentimos qualquer sintoma, temos a tendência de procurar um medicamento para aliviá-lo. No entanto, quando olhamos o quadro da dengue como um todo, isso pode causar sérias complicações. Por isso, a automedicação deve ser evitada, ainda mais durante um período em que os casos da doença estão elevados.

Medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS) e dipirona devem ser evitados, pelo aumento do risco de hemorragias.

O ideal é procurar um médico que possa fazer o diagnóstico e dar a indicação de um tratamento confiável. Essa ação pode preservar a saúde e impedir a progressão da dengue para um quadro mais perigoso.

Quem procurar em caso de dengue?

Segundo dados do painel de arboviroses do Ministério da Saúde, existem mais de 500.000 casos prováveis de dengue no Brasil até o momento. Em comparação com o mesmo período do ano de 2023, esse número é 3 vezes maior. Isso faz com que estejamos em uma situação epidemiológica que requer atenção, principalmente quanto à prevenção e ao tratamento.

Diante disso, se sentir algum sintoma semelhante aos descritos acima, é aconselhável procurar atendimento médico o quanto antes. Independentemente do quadro de saúde e intensidade dos sinais, o apoio clínico é indispensável.

Quais as formas de prevenção da dengue?

Existem duas formas de prevenção:

  1. Combate ao mosquito Aedes aegypti, como a limpeza e não ter focos de água parada.

  2. Vacina contra a dengue.

Onde encontrar a vacina da dengue para se prevenir?

A vacina da dengue é um avanço importante na prevenção dessa doença. A QDenga® (Takeda), aprovada pela Anvisa em março de 2023 é atenuada e previne a infecção causada pelos quatro sorotipos do vírus, ou seja, DENV-1, DENV-2 e DENV-3. Para DENV-4 não há dados ainda devido ao insuficiente número de casos de dengue causados por esse sorotipo durante o estudo.

A vacina da dengue é indicada para crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos, tanto soronegativos como soropositivos para dengue, em duas doses, com intervalo de três meses. A via de aplicação é subcutânea.


Conheça os exames disponíveis no weinmann para detecção da dengue através do telefone ou WhatsApp:

Telefone: 4004-3080

WhatsApp: (51) 4004-3080