Outubro Rosa: Autocuidado é estar em dia com a sua saúde!

Sabe quem sai ganhando quando você se coloca em primeiro lugar? Você!

Neste Outubro Rosa, queremos te lembrar que não existe autocuidado maior do que estar em dia com a sua saúde. Afinal, quando estamos de bem conosco, estamos de bem com o mundo também.

Para cada perfil de mulher há um exame mais indicado, fale com seu médico e #vemdepeitoaberto para se colocar em primeiro lugar.


Mamografia

O principal exame para o rastreamento do câncer de mama é a mamografia, pois possibilita a detecção precoce dessa neoplasia e se associa com a redução da mortalidade pelo câncer de mama. As chances de cura de um tumor detectado no estágio inicial podem chegar a 90%. Esse exame pode identificar nódulos que não são palpáveis pelo exame físico das mamas. Como rastreamento na população geral, a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. Nas mulheres que são de alto risco para câncer de mama, a realização do exame deve começar mais cedo, em geral a partir dos 30 anos. Fale com seu médico.

> Como é feito?

Você já deve ter ouvido falar sobre um certo incômodo na hora de fazer o exame, né?

Vamos explicar. Isso acontece porque o mamógrafo, o nome do aparelho que faz a mamografia, é feito de duas placas que se encontram e pressionam a mama para obter as imagens do tecido mamário. Mas é só por poucos segundos. O resultado é parecido com o raio-x convencional, só que com foco nas mamas.

 

Ultrassom das mamas

Rápido, indolor e muito moderno. O ultrassom das mamas, assim como todo tipo de ultrassom, usa ondas sonoras de alta frequência que captam imagens da mama. Assim, é possível checar se há nódulos sólidos, cistos ou outras alterações. É utilizada para o diagnóstico de alterações palpáveis na mama, em especial nas mulheres com menos de 40 anos, e para correlacionar com alterações detectadas na mamografia. Como parte do rastreamento do câncer de mama, a ultrassonografia pode ser feita como exame complementar, depois da mamografia, em algumas situações específicas, como as mulheres com mamas densas.

> Como é feito?

Com você deitada de barriga para cima, o profissional da saúde aplica um gel na região das mamas para que o transdutor do aparelho de ultrassom, que será deslizado sobre a pele, forme as imagens do tecido mamário. A região das axilas também é avaliada. A duração do exame é, em geral, de 15 minutos.

 

Ressonância magnética das mamas

A ressonância magnética das mamas é um exame que auxilia o diagnóstico de lesões mamárias, fornecendo imagens detalhadas, com alta precisão. Para o rastreamento do câncer de mama, a ressonância magnética está indicada nas mulheres de alto risco para essa neoplasia, em conjunto com a mamografia. O exame também pode ser utilizado em algumas situações específicas, como acompanhamento antes e após tratamento do câncer de mama.

>Como é feito?

Suas mamas são encaixadas em uma bobina específica dentro do aparelho de ressonância com você deitada de barriga para baixo. É aí que as imagens são geradas e monitoradas por um profissional da saúde.


Painel de câncer de mama e ovário hereditário

Você sabia que de 5% a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários? E que tem como você identificar as chances de desenvolver esse tipo de câncer? O teste avalia 25 genes relacionados ao desenvolvimento desses tumores e ajuda na adoção de medidas para a prevenção.

> Como é feito?

Com pedido médico, primeiro é feita uma coleta de sangue ou saliva. Essa amostra passa por múltiplas técnicas de sequenciamento e uma avaliação de mutação nos genes, entre eles o BRCA1 e BRCA2. O exame passa por uma interpretação de especialistas, e o resultado é compartilhado com você e o seu médico para seguirem com as medidas preventivas.


Saiba mais e agende pelo WhatsApp ou telefone:

(51) 3314-3838.


Dúvidas Frequentes

Vamos falar sobre câncer de mama?

O câncer de mama é o câncer mais comum entre mulheres no mundo. Isso você já sabe. O que você precisa saber é que, se detectado na fase inicial, a chance de cura pode chegar a 90%. Quanto mais cedo falarmos sobre ele, mais a prevenção vira uma rotina de autocuidado e autoconhecimento.

Mas o que é exatamente o câncer de mama?

O câncer de mama surge da multiplicação celular de forma exagerada e desordenada das células mamárias. Essas células alteradas se multiplicam formando um tumor. Existem diferentes tipos de câncer de mama, alguns crescem mais rapidamente e outros mais lentamente. À medida que a doença progride, as células cancerosas podem atingir a circulação sanguínea ou a linfática e se disseminar para outros locais do corpo.

Com que idade começo a me preocupar?

A maioria dos casos de câncer de mama ocorre após os 50 anos de idade e, no Brasil, os dados mostram que o número de casos novos em mulheres de 40 a 50 anos é maior em comparação a alguns outros países. Por isso, a recomendação da Comissão Nacional de Mamografia é de iniciar a mamografia de rastreamento a partir dos 40 anos. Nas pacientes de alto risco, ou seja, se houver história pessoal ou familiar de câncer de mama, presença de mutações conhecidas (como BRCA1 e BRCA2), realização de irradiação torácica antes dos 30 anos, os exames de rastreamento devem começar mais cedo. Sempre é bom lembrar que consultas regulares ao ginecologista, que também irá avaliar as mamas, podem iniciar mais cedo, já na adolescência.

O que posso fazer para me prevenir?

O câncer de mama tem várias causas, desde fatores genéticos e hereditários, até aqueles relacionados com a parte hormonal, fatores ambientais e comportamentais. Algumas medidas podem auxiliar na prevenção - adotar hábitos saudáveis sempre é uma boa pedida. Atividade física (sob a supervisão de um educador físico e indicação do médico), alimentação balanceada, perder peso e evitar beber bebidas alcoólicas podem ajudar. E não deixar de fazer a mamografia de rastreamento quando chegar na idade recomendada. O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de ter mais chances para se recuperar.

Qual a função do autoexame?

Você provavelmente já ouviu falar do autoexame. É uma maneira de conhecer suas mamas e, caso perceba alguma alteração, entrar em contato com seu médico para que o diagnóstico apropriado seja feito. O autoexame das mamas não traz muitos benefícios para o rastreamento do câncer de mama porque há poucas evidências de que esse tipo de exame ajude na detecção precoce da neoplasia. A mamografia é o exame de imagem recomendado para o rastreamento.

Em qual médico devo ir para falar sobre mamas?

A avaliação das mamas pode ser feita pelo médico ginecologista, que é especializado em cuidar da saúde feminina, que inclui a avaliação do aparelho reprodutor feminino e das mamas, ou pelo mastologista, que é especializado em glândulas mamárias.

Mamografia pode prejudicar minha prótese mamária?

Fique tranquila. Suas próteses estarão seguras na mamografia. A pressão feita durante o exame não prejudica o implante.

O nódulo dói?

Sentiu qualquer alteração na mama, qualquer que seja: fale com seu médico. A maioria dos nódulos malignos é indolor, mas também podem ser doloridos. Por isso, um exame de imagem sempre vai conseguir dizer melhor o que está acontecendo.

O meu mamilo mudou de formato, e agora?

Converse com o seu médico. Apesar de a mudança de formato ter muitas causas, sempre é um sinal de alerta.

Homens também têm câncer de mama?

Sim, mas é raro. Apenas 1% de todos os casos de câncer de mama são em homens. Mas pode acontecer. Afinal, os homens também têm glândulas mamárias. O rastreamento é mais difícil, mas é preciso ficar atento também aos sinais que o corpo dá.


Então, já sabe: fale frequentemente com o seu médico e realize os exames preventivos indicados.


#vemdepeitoaberto cuidar da saúde com a gente! 💗


Grupo Fleury - Rio Grande do Sul

13/10/2021