O exame de somatomedina C mede os níveis de IGF-1 no sangue para identificar possíveis deficiências relacionadas ao hormônio do crescimento (GH).
O exame de somatomedina C é um teste laboratorial utilizado para avaliar os níveis de IGF-1 (Fator de Crescimento Semelhante à Insulina-1) no soro sanguíneo de uma pessoa.
A dosagem de somatomedina C é mais indicada do que a dosagem direta de GH, pois os níveis de IGF-1 se mantêm mais estáveis ao longo do dia, enquanto o hormônio do crescimento varia significativamente, sendo liberado em picos.
Para saber mais sobre este exame, continue a leitura. A seguir, apresentamos detalhes sobre a dosagem de somatomedina C, suas indicações, como é realizado e como interpretar os resultados.
A Somatomedina C, mais conhecida atualmente como IGF-1 (Fator de Crescimento Semelhante à Insulina tipo 1), é uma proteína produzida principalmente pelo fígado em resposta ao hormônio do crescimento (GH).
Ela atua como o principal mediador dos efeitos do GH no organismo, promovendo o crescimento e desenvolvimento dos tecidos.
O exame somatomedina C é utilizado principalmente para investigar baixa estatura em crianças que podem ter deficiência de GH, assim como para diagnosticar gigantismo em crianças e acromegalia em adultos, condições causadas pelo excesso de hormônio do crescimento.
O exame também serve para monitorar pacientes em tratamento com hormônio do crescimento e avaliar a função da hipófise.
O exame de dosagem de somatomedina C é realizado através de uma simples coleta de sangue venoso, com punção na veia do braço. Geralmente não requer jejum, mas é importante seguir as orientações específicas do laboratório onde será realizado.
Não há preparo especial na maioria dos casos, e após a coleta, o sangue é enviado ao laboratório para análise.
Caso o exame seja realizado no Laboratório Weinmann, você pode consultar o resultado com praticidade e segurança pelo aplicativo ou site.
A interpretação dos resultados da dosagem de IGF-1 é complexa e depende de vários fatores. Os valores normais variam significativamente conforme idade e sexo, sendo mais altos durante a puberdade e diminuindo progressivamente com o envelhecimento. Cada laboratório possui seus próprios valores de referência específicos.
A interpretação do exame de somatomedina C deve ser realizada por um médico, preferencialmente um endocrinologista. Os resultados precisam ser avaliados dentro do contexto clínico completo, considerando idade, sintomas e outros exames complementares.
Nunca se deve analisar resultados laboratoriais isoladamente sem orientação médica adequada.
Converse com o seu médico e, se indicado, o seu exame de somatomedina C pode ser realizado no Weinmann, laboratório referência no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos.
Faça seu exame na unidade mais próxima, sem necessidade de agendamento, ou no conforto da sua casa, aproveitando o serviço de coleta domiciliar.
Para obter informações sobre exames, cobertura de convênio e condições especiais para exames particulares, entre em contato pelo telefone 4004-3080 ou selecione a opção de atendimento via WhatsApp.
Escolha um laboratório em que você pode confiar. Acesse nosso canal de confiança e saiba mais sobre o nosso compromisso com a sua saúde.
Veja o que é o exame de tireoglobulina, quando ele é indicado, como é realizado e por que é fundamental no acompanhamento do câncer de tireoide.
O exame de vitamina E avalia os níveis de alfa-tocoferol no sangue, geralmente em casos de suspeita de deficiência. Veja como interpretar os resultados.
A eletroforese de proteínas é um exame laboratorial que identifica os diferentes tipos de proteínas no soro sanguíneo. Saiba quando o exame é indicado.
O exame ácido ascórbico, também chamado de dosagem de vitamina C, avalia os níveis desse nutriente, ajudando a identificar sua deficiência ou excesso.