Exame de HTLV: para que serve, como é feito e como interpretar os resultados!

O exame de HTLV tem como objetivo identificar a infecção pelos vírus HTLV-1 e HTLV-2, contribuindo para o diagnóstico de possíveis complicações relacionadas.

O exame de HTLV é um teste laboratorial que detecta a presença de anticorpos contra o vírus HTLV (Human T-lymphotropic Virus) no sangue. O HTLV é um retrovírus transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas e pela amamentação, que infecta células do sistema imunológico, especialmente os linfócitos T.


Existem principalmente dois tipos: HTLV-1 e HTLV-2. Esse vírus pode causar doenças neurológicas degenerativas, como a mielopatia associada ao HAM/TSP, e cânceres hematológicos, como a leucemia ou linfoma de células T do adulto (ATLL).


Continue a leitura e veja para que serve o exame, como é realizado e interpretação dos resultados.

Para que serve o exame de HTLV?

O exame de HTLV é utilizado para o rastreamento da infecção pelos vírus HTLV-1 e HTLV-2. No Brasil, o exame é obrigatório para triagem em bancos de sangue, órgãos e tecidos.


Além disso, serve para rastreamento em pessoas com parceiros infectados, filhos de mães infectadas ou que pertençam a grupos de risco. Em algumas regiões, faz parte da rotina de exames pré-natais.

Como o exame de HTLV é feito?

O exame de HTLV é realizado através de uma coleta simples de sangue venoso do braço, sem necessidade de jejum. A amostra é enviada ao laboratório onde inicialmente se faz um teste de triagem.


Se o resultado for positivo, realiza-se um teste confirmatório mais específico, como Western Blot ou PCR, para ter certeza do diagnóstico.


Caso o exame seja realizado no Laboratório Weinmann, você pode consultar o resultado com praticidade e segurança pelo aplicativo ou site.

Como interpretar os resultados do exame?

Um resultado negativo (não reagente) significa que não há anticorpos detectados contra o vírus.


Já um resultado positivo (reagente) indica que anticorpos contra HTLV foram detectados, confirmando a infecção pelo vírus. Nesses casos, é necessário fazer um teste confirmatório e iniciar acompanhamento médico.


Vale dizer que esse exame não identifica o vírus em si, mas avalia a resposta imunológica do corpo, servindo como uma ferramenta essencial de triagem. A interpretação correta dos resultados deve ser feita por um médico.

Onde fazer o exame de HTLV?

Converse com o seu médico e, se indicado, o seu exame de HTLV pode ser realizado no Weinmann, laboratório referência no Rio Grande do Sul há mais de 90 anos.


Faça seu exame na unidade mais próxima, sem necessidade de agendamento, ou no conforto da sua casa, aproveitando o serviço de coleta domiciliar.

Convênios e preços

Para obter informações sobre exames, cobertura de convênio e condições especiais para exames particulares, entre em contato pelo telefone 4004-3080 ou selecione a opção de atendimento via WhatsApp.


Escolha um laboratório em que você pode confiar. Acesse nosso canal de confiança e saiba mais sobre o nosso compromisso com a sua saúde.